Simpósio Cearense de Infecção Hospitalar

 28/10/2019

Simpósio Cearense de Infecção Hospitalar

O Simpósio Cearense de Infecção Hospitalar aconteceu no dia 26 de Outubro de 2019, na Universidade de Fortaleza- UNIFOR- com o apoio da Escola de Saúde UNIFOR, DNE diagnósticos , Biomerieux , Sellene, e Sociedade Cearense de Infectologia, sendo realizados pela Associação de Estudos em Controle de Infecção Hospitalar- ACECIH. Com cerca de 249 pessoas, as palestras tiveram como temas: Gerenciamento do Programa de Terapia Ahntimicrobiana (PGTA) e casos de sucesso, Colonização e infecção qual é a diferença?, Microbiologia para não microbiologistas, Economia da saúde, O papel das Anfotericinas lipossomais nas infeçcões fúngicas, Testes fenotípicos dentre outros.

Os palestrantes foram profissionais de saúde do próprio estado que dividiram suas experiências durante todo o dia e um convidado vindo de São Paulo, Dr. Ismael Pretto. profissionais de Fortaleza: Henry Pablo Reis, Paulo César Sousa, Kilvia Mesquita, Wanessa Arnoud, Éberson Cruz, Rakel Vasconcelos e Lucianna Costa.

O dia anterior ao evento, na sexta 25/10/19, na mesma UNIFOR, de 13:30-17h, cerca de 15 médicos se reuniram com Dr. Marcelo Carneiro, PhD, Infectologista, coordenador da CCIH do Hospital Santa Cruz, que dividiu sua experiência no combate às resistências bacterianas com os temas: "Verdade Necessárias" " Usos do aminoglicosídios" e " Polimixina B e E", levantando muitas condutas práticas e levando todos à reflexões com os casos clínicos.

Equipe de apóio:

Carla Marineli - Professora da Pós graduação latu sensu UNIFOR

Lucianna Auxi Costa e Regina Maia - ACECIH

Leoniti Dantas Queiroz - Apresentação 

Guilherme Henn - Presidente da Sociedade Cearense de Infectologia

Maria Dolores Duarte - Coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria do estado do ceará.


Milena Pires, Maria Gabriella Azevedo, Weslyana Rabêlo, Bianca Sobreira, Káren Maria Borges e Silvanei Gonçalves

Evarilda Feitosa ,Ana Paola de Araújo, Alexandre Freitas , Betina Tomaz ,Ana Carolina Melo e Talyta Neves ( Não estão na foto).